Saiba o que é e como treinar para fazer split negativo em maratonas
Por Prof. Nelson Evêncio | 10/10/2012 - Atualizada às 08:02
Tudo começou quando Ronaldo da Costa bateu o recorde mundial na Maratona de Berlim em 1998, passando a primeira metade em 1h04min42 e a segunda em incríveis 1h01min43, fechando a prova em 2h06min05. Da era Ronaldo da Costa em diante, parece que os atletas perderam o medo de correr forte na maratona e adotaram esta estratégia de fazer o trecho final da prova em ritmo mais forte. Tanto que, dos últimos cinco recordes mundiais masculinos, quatro foram obtidos desta forma.
Para nós amadores, acredito que conseguir este feito é ainda mais difícil, já que no caso dos atletas profissionais, a disputa por premiações e pódios acaba incentivando uma escapada em partes finais da prova, forçando este aumento do ritmo. Mas é possível sim e muitos amadores já conseguiram.
Como fazer seu split negativo- A primeira dica para que isso seja possível é treinar muito bem, sempre conciliando bom volume e intensidade. Com pouco volume de treino e sem treinos de intensidade, o ritmo do corredor sempre tende a cair no final de prova.
A segunda dica é acrescentar em seu programa de treinamento um ritmo mais forte no final da corrida, sobretudo treinos longos e intervalados em ritmo progressivo. Se você correr o começo do treino sempre em ritmo mais forte e diminuir no final, dificilmente vai conseguir o tão sonhado split negativo. O ideal é aumentar a intensidade no final dos treinos.
A terceira dica é cuidar muito bem da hidratação e ingerir gel de carboidratos na medida certa no dia da prova, para que não falte gás no final – do contrário, sobre.
A quarta e última é correr a primeira parte da prova com paciência, de forma mais conservadora ou controlada, mesmo que você sinta que está sobrando. Assim, guarda reservas para aumentar o ritmo no final.
Acho esta a parte mais difícil, sobretudo aos menos experientes e aos que são mais velozes em distâncias menores. Mas como diria o sábio treinador da Nova Zelândia, Arthur Lydiard, “na maratona se deve correr a primeira parte da prova com a frieza de um cientista e a segunda parte com a emoção de um artista”.
Passagens de meia maratona das dez melhores marcas do mundo na maratona masculina:
Legenda: WR= World Record (recorde mundial) e PB= Personal Best (recorde pessoal)
Prof. Nelson Evêncio
Consultor Webrun da seção Dicas de Treinamento. Pós-Graduado em Treinamento Desportivo (CREF n.o 016048-SP), IAAF Nível 3 - CBAT n.o 525. Sócio-fundador e atual presidente da ATC (Associação de Treinadores de Corrida) e Titular da Nelson Evêncio Assessoria Esportiva.
-
Conteúdo
Notícias
Calendário
Resultados
Cobertura de eventos
Colunistas
Equipamentos
Dicas de treinamento
Galerias de fotos
Calculadoras
-
Esportes
Corrida de rua e meia-maratona
Maratona e ultra-maratona
Triathlon
Esporte Adaptado
Outros
-
Onde Treinar
Criar nova rota
Buscar rotas
Listar rotas por região
Minhas rotas
Ajuda
-
Inscrições Online
Listar eventos
Meus pedidos
Ajuda
-
Saúde
Cardiologia
Fisiologia
Fisioterapia
Medicina
Nutrição
Psicologia
-
Serviços
Asses. esportiva
Lojas e marcas
Organizadores
Premiações
Saúde
Treinadores
Revistas
-
Comunidade
Fórum
Blog
-
Especiais
Ação Social
Mulher
Olimpíadas
WMM
Mobile
Nenhum comentário:
Postar um comentário