quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A CIDADE DOS CAMPEOES



Cidade localizada a 2.400 metros acima do nível do mar recebe atletas de diferentes países africanos em busca do sucesso no atletismo

Por SporTV.comIten, Quênia
Comente agora
O Quênia conquistou 11 medalhas nas Olimpíadas de Londres, todas elas no atletismo. O sucesso na modalidade, que rendeu ao país 79 das 86 presenças em pódios olímpicos na história dos Jogos, se deve muito a uma região específica do país, considerada a capital dos maratonistas. Iten, a 330km da capital Nairóbi, orgulha-se por formar a maioria dos quenianos que fazem dos passos sua razão de viver.
Na entrada da cidade, um pórtico deixa bem claro a sua vocação. Visitantes recebem os boas-vindas e o local é apresentado com os dizeres "Terra dos campeões".
- É uma cidade de grande altitude. Muita gente vem de outros países para treinar aqui - explica o corredor Peter Lemouya ao "SporTV News".
Iten localiza-se a 2.400 metros acima do nível do mar. Segundo o atleta Kennedy Kibet, o aspecto geográfico é o segredo do lugar.
Maratonistas disputam prova em Iten, considerada capital da corrida no Quênia (Foto: Reprodução SporTV)Maratonistas disputam prova em Iten, considerada
capital da corrida no Quênia
- Quando a altitude é grande, você consome bastante energia. Depois, quando você vai a uma baixa altitude, corre muito rápido - afirma.
Na cidade, é comum ver maratonistas disputando provas de até 10km aos sábados. O treino, contudo, é diário.
- Treinamos todos os dias, de segunda a domingo - diz Kibet.
Em um país marcado pela pobreza, correr tornou-se um símbolo de vitalidade e esperança por um futuro melhor. Apesar de não figurar entre as dez nações africanas com pior índice de desenvolvimento humano do mundo, o Quênia amarga a 143ª posição no ranking global.
- É uma forma de sair da pobreza. Acredito que nossa vida melhorou muito por causa do atletismo, e vai melhorar muito nos próximos anos - diz o ex-maratonista Douglas Wakiihuii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário