Etiópia tem os melhores maratonistas neste ano

Já virou carne de vaca dizer que os quenianos são os melhores maratonistas do mundo e tal e coisa e coisa e tal. Sempre é bom, porém, conferir se o que foi verdade um dia continua sendo no momento presente.
Por isso –e instado por um leitor deste blog–, fui ver a quantas anda o ranking dos melhores do ano na maratona. Já tinha, de cabeça, uma boa ideia da situação, mas ver os números deu outra dimensão ao tamanho da disputa que está em andamento no mundo.
É da Etiópia o dono do melhor tempo do ano: o garotão Ayele Abshero, que tem apenas 21 anos e cravou 2h04min23 em Dubai, em janeiro. E conta com seis das dez melhores marcas deste 2012, como você pode ver na tabela abaixo, um trechinho do ranking publicado no site da IAAF (a Fifa do atletismo).

É bem verdade que o segundo colocado é queniano e nada menos que Wilson Kipsang, que quase tomou o recorde mundial de seu compatriota Patrick Makau.
Observe outro fator que pode ser decisivo para fazer a balança pender para o lado da Etiópia nos Jogos Olímpicos. Foi observado por nada menos que Paul Tergat: os etíopes fizeram suas marcas em janeiro e foram descansar e treinar; os quenianos ralaram mais três meses para se darem bem nas grandes corridas de abril. Ganharam um bom dinheiro, por certo, mas ficaram com menos tempo de descanso.
Mais um ponto a lembrar. Não está na lista acima, mas você pode acreditar em mim: o brasileiro Marílson Gomes dos Santos, que terminou 2011 com o 21º melhor tempo do ano, hoje não aparece nem entre os 50 mais rápidos. Para ficar na mesma posição, considerando os tempos de hoje, ele precisaria correr uma maratona em menos de 2h06min29.
E note que os tempos estão cada vez mais alucinantes: há sete corredores com sub2h05 e oito que fecharam a prova no minuto seguinte.
Volto ao assunto outra hora para comentar os tempos das mulheres.
     4 comentários   comente   E-mail E-mail  
  • Comentários
  • Facebook

4 comentários feitos no blog

  1. jose comentou em 28/06/12 at 14:22
    Infelizmente o atletismo continua contaminado por substancias que potencializam o desempenho dos atletas de elite. Quando vejo essas e outras marcas fico me perguntando…a que nivel de confiabilidade?
  2. gustavo giroti comentou em 23/06/12 at 18:48
    mais 2 décadas eles baixam pra menos de 2 horas,,,,,quem viver, verá…hehehehe
  3. Marcelo Silva comentou em 22/06/12 at 12:06
    É impressionante ver esses tempos! Fico até imaginando quando um desses nobres africanos chegarão abaixo das 2 horas em uma maratona! Espero que seja no mesmo dia que eu vá completar minha primeira Maratona! (rs) Vai ser histórico!
  4. Pedro Vallim comentou em 21/06/12 at 18:53
    Estas marcas são mesmo impressionantes, pois me lembro de na infancia ver Bill Rodger vencer maratonas com impressionante 2h10min, e hoje já baixaram mais de 6 min., qual será o limite para o ser humano na maratona?