quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A MARATONA DE PORTO ALEGRE

Giomar é tricampeão em Porto Alegre

“O campeão voltou”. O grito do futebol foi ouvido na manhã deste domingo nas margens do Rio Guaíba, logo após o pórtico de chegada da sétima etapa do Circuito de Corridas Caixa. O baiano Giomar Pereira da Silva acabava de completar os 10 quilômetros da prova em primeiro lugar, conquistando o tricampeonato em Porto Alegre (ganhou também em 2007 e 2011) e sua primeira vitória na Caixa nesta temporada, mas a 21ª desde 2004, que lhe deram o apelido de “Rei do Circuito”. No feminino, a queniana Nelly Jepkuirui dominou de ponta a ponta, seguida de Edielza Alves dos Santos e de Marily dos Santos. A oitava etapa será disputada em Curitiba no dia 30 de setembro.
A forte neblina que caiu na manhã deste domingo na capital gaúcha chegou junto com uma massa de ar frio que facilitou a vida dos corredores que se dirigiram ao Parque da Marinha do Brasil, local de largada e chegada do Circuito Caixa, na orla do Rio Guaíba. A temperatura de 15 graus no momento da saída dos corredores e o circuito totalmente plano prenunciavam a possibilidade de novo recorde.
A Elite Masculina correu em bloco com sete corredores seguindo juntos até o quilômetro nove. Neste momento, Giomar forçou e tomou a ponta seguido pelo queniano Ben Mutai e por Valdir Sérgio de Oliveira. Logo depois, Valdir passou o queniano e encostou em Giomar que, assustado, aumentou o ritmo para chegar à vitória em 29min31, 35 segundos a mais do que seu recorde obtido na vitória do ano passado. Valdir chegou sete segundos depois.
“Estava marcando o queniano e quando vi o Valdir estava colado em mim. Aí pensei: ‘não vai levar, não’. Dei tudo nos últimos metros e venci. Estou muito cansado, mas feliz porque foi minha quarta vitória nos últimos dois meses, depois de uma sequência de oito provas. Agora quero descansar para chegar bem em Curitiba”, contou Giomar, que conquistou o primeiro título no Circuito no ano, mas tinha feito pódio nas seis etapas anteriores (segundo em Uberlândia, terceiro em Goiânia, Belo Horizonte e Recife e quinto em Campo Grande e Fortaleza). A vitória garantiu 30 pontos ao baiano, que aumentou para 25 sua vantagem na liderança do Ranking, no qual é tetracampeão, para o companheiro do Cruzeiro, Valdir Sérgio de Oliveira, 297 para 272.
O queniano Paul Kimutai, que havia anunciado participação e deveria brigar pela ponta, não disputou a etapa.
Feminino - Como vem acontecendo nas últimas duas etapas, uma corredora queniana dominou a prova feminina sem ser incomodada pelas adversárias. Desta vez o feito foi de Nelly Jepkurui, que correu tranquila e cruzou a linha em 33min55, exatos nove segundos a mais do que o recorde de Porto Alegre conquistado por Ednalva Laureano em 2007 de 33min46.
“Não corri para o recorde e sim me preocupei apenas em vencer. Gostei muito do clima e do percurso”, contou Nelly que está terminando, no próximo domingo, depois da Maratona do Rio, sua terceira temporada no Brasil. Nos últimos três meses ela conquistou sete vitórias, contando a deste domingo.
A vice-campeã e melhor brasileira, Edielza Alves dos Santos, estava muito feliz com o resultado e porque marcou 34min13, seu melhor tempo na temporada e o segundo melhor de uma brasileira no Circuito desde 2004, só perdendo para o recorde de Ednalva, em Porto Alegre, há cinco anos. “Depois de um primeiro semestre mediano estou melhorando e agora vou disputar as últimas quatro etapas do Circuito CAIXA e quero terminar a temporada entre as cinco melhores”, explicou a corredora radicada em Pindamonhangaba.
Falando em Ranking, a líder está ainda mais folgada. Marily dos Santos foi terceira em Porto Alegre e agora soma 360 pontos, 52 na frente da segunda colocada, Roselaine de Souza Silva, quinta neste domingo e quarta melhor brasileira. “O terceiro lugar foi bom demais. Não esperava fazer abaixo de 35 e marquei 34min30. Agora vou finalizar minha preparação para defender meu bicampeonato na Maratona Maurício de Nassau, em Recife, no dia 30″, disse a alagoana que mora na Bahia. A goiana Sueli Pereira da Silva que também havia confirmado presença e era uma das favoritas não apareceu em Porto Alegre.
V

Nenhum comentário:

Postar um comentário