domingo, 14 de outubro de 2012

TENDINITE NO TORNOZELO COMO LIDAR

Como lidar com tendinites nos pés e tornozelos?


Por Dra. Ana Paula Simões | 28/09/2012 - Atualizada às 07:11

Radiografia é recomendada para diagnóstico inicial
Radiografia é recomendada para diagnóstico inicial
Foto: Typo queen/ Stock.Xchng
1  2 
A tendinite é uma clássica lesão de sobrecarga (esforço repetitivo) que afeta um ou mais tendões, gerando muita dor, inflamação e até deformidades ósseas se a lesão for crônica. Os tendões são estruturas anatômicas que unem os músculos aos ossos dando movimento aos mesmos. Portanto, em todo corpo, onde há tendão, pode haver tendinite e no pé e tornozelo não seria diferente!

Tendinite é um problema comum entre pessoas que trabalham duro, com sobrecarga dos esforços. Ou são atletas que aumentam a intensidade ou mudaram o treinamento. Os sintomas incluem dor ao mobilizar o pé e tornozelo e, principalmente, ao longo do curso do tendão. Pode haver além da inflamação (calor, rubor, edema e dor) formigamento, pontada ou fisgada, devido à inflamação do nervo que rodeia o tendão.

Anatomia- Há uma série de tendões importantes no pé e no tornozelo que são fundamentais para a função diária, caminhada e esportes de impacto. Um período de recuperação é necessário para satisfazer as exigências crescentes sobre os tecidos. Se a recuperação for inadequada, isso influencia a não recuperação celular e leva à inflamação. Portanto, a inflamação do tendão é uma reação secundária.

Inicialmente, há irritação do revestimento externo do tendão. Isto é chamado peri ou paratendinite e conduz à degeneração do tendão, tornando-se mais espesso. O tendão torna-se então mais fraco e perde a sua força (tendinose), o que pode levar a uma ruptura completa ou parcial do tendão.

Tipos de pé como o pé plano e cavo e alterações no ciclo de marcha aumentam o risco de gerar uma tendinopatia . Fatores como apenas uma pisada “errada”, encurtamentos e outras pequenas alterações que já desequilibram a musculatura podem gerar o processo degenerativo e é por isso que uma avaliação ortopédica deve ser feita.

Diagnóstico- A radiografia simples é recomendada como o estudo de imagem inicial. Os resultados são geralmente normais, mas o estudo pode revelar calcificação do tendão, osteoartrite, ou um corpo livre.

Ultrassonografia pode mostrar áreas de tendinose e é útil para a obtenção de um exame dinâmico. A ressonância magnética também oferece boas imagens do tendão, especialmente se o tratamento cirúrgico está sendo considerado ou para avaliar a gravidade e excluir rupturas.

Confira na próxima página as formas de tratamento da lesão.

Dra. Ana Paula Simões


Consultora Webrun de ortopedia e traumatologia esportiva. Especialista em medicina e cirurgia do pé e tornozelo, assistente do grupo de traumatologia do esporte da Santa Casa de São Paulo e atual médica da seleção brasileira feminina de futebol Sub-20. Atendimentos: Taktos Ibirapuera. Rua Bento de Andrade, 103. Ibirapuera. Telefone: (11) 5081-3643; Sotto Píede - Rua Oscar Freire, 2174. Pinheiros. Telefone: (11) 3064-7788; Mais Medicina Rua Veiga Filho, 350. Higienópolis. Telefone: (11) 3872-9190 / (11) 3801-8161
http://lattes.cnpq.br/2785121990946814.

Site: www.anapaulasimoes.com.br

publicidade
Saiba como a fadiga pode influenciar nas lesões esportivas (06/08/12)
Pessoas desinformadas e atletas de fim de s

Nenhum comentário:

Postar um comentário