quarta-feira, 31 de outubro de 2012

UM IMPASSE NAS OLIMPIADAS


 
 

Maratonista africano é autorizado a competir sem país em Londres
24 de julho de 2012 04h05 atualizado às 04h11

COI aprovou a presença de Guor Marial na Olimpíada de Londres sob a bandeira olímpica. Foto: Reuters COI aprovou a presença de Guor Marial na Olimpíada de Londres sob a "bandeira olímpica"
Foto: Reuters
O maratonista Guor Marial, 28 anos, nascido onde hoje fica o Sudão do Sul, foi autorizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a disputar os Jogos Olímpicos de Londres de forma independente, sob a chamada "bandeira olímpica".
» Terra transmite ao vivo 6 jogos de futebol no 1º dia da Olimpíada
» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas
» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra
» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site
» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres
Morador da cidade de Flagstaff, no estado do Arizona, nos Estados Unidos, desde que chegou como refugiado, ainda criança, ele não pode competir pelo país por não ser naturalizado. Como sua nação tornou-se independente há cerca de um ano, ainda não há um Comitê Olímpico no local. Como alternativa, ele poderia correr pelo Sudão, mas recusou a oportunidade por ter perdido 28 familiares durante o conflito civil que devastou a região.
"A voz do Sudão do Sul foi ouvida", disse Marial. "Finalmente teremos alguma atenção na comunidade mundial. Ainda que eu não carregue a bandeira nestes Jogos Olímpicos, o país em si estará lá. O sonho virou realidade, e a esperança do Sudão do Sul está viva".
O maratonista será um dos quatro competidores independentes nos Jogos de Londres. Outros três atletas, todos das Antilhas Holandesas, foram autorizados a participarem da competição sob a "bandeira olímpica".
O corredor tem menos de uma semana de prazo para fazer parte da cerimônia de abertura. Mark Adams, porta-voz do COI, acredita que sua equipe moverá "céu e terra" para que ele possa estar presente.
Sobre a sensação de estar nos Jogos, Marial diz que lhe faltam palavras para descrever o momento. "É tão emocionante. Difícil de escrever. Fico sem palavras. A temperatura do corpo aumenta. Tenho que treinar como um atleta olímpico agora".
Olimpíada ao vivo no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário