terça-feira, 16 de outubro de 2012

COMO SE HIDRATAM SO MELHORES DO MUNDO?

/ Recorrido/
Como se hidratam os melhores maratonistas do mundo?
11/maio/2012
Um estudo publicado no Clinical Journal of Sports Medicine vem jogar luz em um assunto que recentemente venho martelando: o exagero com que os amadores consomem e são orientados a consumir de água durante provas longas.
Os amadores gostam de imitar o hábito dos melhores profissionais, certo? E se você soubesse de estratégias de hidratação de Haile Gebrselassie, Patrick Makau, Sammy Wanjiru, Stefano Baldini, Kenenisa Bekele, Marilson dos Santos, Martin Lel e Felix Limo?
Pois saiba que Haile, por exemplo, perdeu 9,8% de seu peso na Maratona de Dubai  (2009)! Hoje, a teoria – desculpe o termo – estúpida diz que 2% de desidratação causa perda de desempenho e que 5% traria riscos sérios à saúde.
Segundo o estudo, esses atletas perderam em média 2,3L de suor por hora! Mas isso não é o mais interessante. Pelo comportamento, vemos que os atletas bebem apenas quando há sensação de sede e de acordo com o que podem tolerar. Assim, eles não têm a estratégia de beber “o máximo que puder” ou “antes da sede aparecer”. Pelos dados podemos ver que passam também longe da tentativa de evitar perda de 2%, dado esse sem fundamento na corrida de longa distância.
Para aproximar o leitor desses valores, imagine um atleta “padrão” com 75kg. Se considerarmos a recomendação de 2%, temos que haveria perda de desempenho quando o atleta chegasse aos 73,5kg, ou seja, perdesse 1,5kg. Com 71,25kg ele estaria sob sério risco para sua saúde. Na razão de perda de Haile, esse atleta chegaria aos 67,25kg!
Os melhores atletas são ainda aqueles que conseguem maior pera sem perder desempenho. Não sabemos ao certo ainda valores seguros sem perder desempenho, mas está cada vez mais claro que esse limiar na casa de 2% é muito superestimado e fora da realidade. Resumindo: passe direto por alguns postos de água sem se preocupar com seu desempenho, a menos que tenha sede.
Postado em: Atletas, Fisiologia & Treinamento, Maratona por Danilo Balu às 1:00
18 Respostas para “Como se hidratam os melhores maratonistas do mundo?”
  1. Balu, sempre que passa uma corrida na tv eu observo isso. Os profissionais bebem muito pouco mesmo. Em provas de até 10 km talvez não bebam nada. Em maratonas parece que bebem alguns goles duas ou três vezes durante a prova. Mas também temos que levar em conta que enquanto o Marilson termina a maratona em 2:08 eu terminarei em 3:15, então naturalmente vou beber mais.
  2. Sim sim, Julio! Por isso que as recomendações devem ser baseadas em taxas por tempo, e não no total por prova. Mas temos ainda que considerar que qto mais rápido, teoricamente mai a pessoa transpira, então qto mais rápido, maior a taxa, mais lento, menor. Abrax
  3. valeu, Danilo! muito bom post! conheço gente que bebe água em todos os postos. ajudou muito a esclarecer isso principalmente aos que estão iniciando agora na corrida.
  4. Mto bom o post, também pode ser dito que quanto mais treinamento tenha o atleta, mais ele suporta a ausência de água. É comum ser visto iniciantes parando para tomar uma ou mais água, enqto os profissionais vão embora sem água …
    abraços
    corridaderuams.blogspot.com
  5. Danilo, o post tá excelente, acho este tema muito importante, pois também acho que a gente ainda precisa aprender muito na área. No entanto, não creio que corre mais rápido necessariamente tenha maior sudorese. Acho que cada pessoa também tem uma sensação de sede que lhe é peculiar.Abç
  6. Fausto, a taxa de sudorese é individual. No geral, qto mais treinado, antes a pessoa sua. Qto mais intensa a atividade, mais a pessoa sua. Mas obviamente há a individualidade biológica. Confesso que não conheço nada no que diz respeito à “sensação de sede”. Mas mto provavelmente os melhores conseguem tolerar mais/melhor a sede além de sofrer menos perdas com a desidratação.
  7. Certeza! O treinamento aumenta a tolerância ao desconforto. Mas há mto iniciante que para pra beber porque foi instruído assim…
  8. Balu,
    . Do ponto de vista da administração de risco, o problema é simples: bebendo bastante evita-se um risco claro e grave. Mas não esta claro qual o problema de beber muita água. Existe um risco de saúde em consumir excessivamente?
  9. E a relação de sais minerais no suor? Pode uma pessoa suar pouco e perder muito em sais minerais? A preocupação maior é a desidratação ou a perda de sais minerais?
  10. Pelo contrário, há um grave risco de vc beber mta água: a hiponatremia! Foi a maior causa de abandono em Boston, decorrente da alta temperatura! Não foi a desidratação, mas a hiper-hidratação que gerou a explosão de atendimentos. Beba qdo há sede e só. Não existe estratégia preventiva…
  11. Qto mais treinado, menor é a perda de sais. Os destreinados e/ou iniciantes perdem mais minerais no suor do que o treinado.
    A perda de sais minerais só é importante em eventos de longa duração, coisa pra Maratona ou mais, NUNCA em eventos menores.
  12. Muito legal esse post! Realmente eu posso comprovar isso na “pele” pois já cheguei a perder 5% do meu peso corporal durante algumas corridas. (Lógico que eu não sabia que tinha sido 5% na época, fiz os cálculos agora por causa desse post). Tenho o hábito de sempre me pesar antes e depois de corridas “longas”. E quando fiz a meia-maratona aqui de Fortaleza esse ano mesmo eu pesava 79kg de manhã quando acordei e quando voltei da prova pesava 74,4kg e olha que bebi água porém não muita e tava um calor infernal (como é costume aqui) e posso dizer que apesar de ter chegado bem perto dos 5% de peso corporal não senti nenhum efeito colateral e me recuperei muito bem. Olha que foi uma meia e se fosse uma maratona talvez tivesse perdido mais ainda. Sou “acostumado” a só beber água quando estou com sede dificilmente bebo água sem estar com sede.
  13. Pois é… segundo as diretrizes sem base nem fundamento, vc quase cometeu um suicídio rsrsrs
  14. Eu penso que atletas de elite são “aberrações”,o corpo de um Marílson,Makau,Haile e outros deve ter menos necessidade de água que o de um amador.
    O Ronaldo da Costa quando cravou o melhor tempo até então,comemorou dando cambalhotas,um cara normal correndo no limite chegaria totalmente sem pernas,esse pessoal é fora do normal.
  15. Bom dia Balu,
    O blog está mto massa e esse post é muito interessante.
    Concordo com vc em relação a hidratação excessiva de nós amadores. Vejo em provas de 5k pessoas ingerindo baldes de agua. Em 5k?!?!
    É claro que temos que respeitar as individualidades, mas por exemplo no meu caso o consumo excessivo de agua atrapalha a minha performance.
    Abraço.
  16. Com certeza a elite é uma aberração e não deveria ser nosso modelo. Mas pelo American College, o Haile estaria morto. Morto!!
  17. Fiz ontem os 10 km do circuito caixa em Uberlândia, nem um gole durante a corrida toda, e fiz o meu melhor tempo nos 10 k!
  18. Corredores destreinados à vezes acham que a ingestão de muita água durante a prova pode trazer alguma melhora milagrosa de rendimento. Não, você não está sofrendo na prova por falta dágua, você está sofrendo porque treinou pouco.
Deixe o seu comentário




// outros blogs //

Últimas

Alessandro Zanardi está fora da Maratona de Nova York por ser "muito rápido">> LER POST

Blog da CR

Contra-Relógio no Ar, edição 72>> LER POST

Na Corrida

Correr 10 km é desconfortável. É bom, mas é ruim!>> LER POST

Corredólatra

Me explique, por favor>> LER POST

Corrida Viva

No dia da Maratona - Medo é o mesmo que Coragem !>> LER POST

No Foco

Maratona de NY sem guarda-volumes. E agora?>> LER POST

Eu Corro Porque

... meu treino é um gráfico de pizza... >> LER POST
Publicidade
Calhau

Nenhum comentário:

Postar um comentário