Corredor do mundo de maratona mais antigo, Fauja Singh carinhosamente referida como a "Tornado de turbante" para os seus anti-envelhecimento festas a nível internacional, na quarta-feira levou um grupo considerável de todas as idades em uma "Mini Maratona" para registrar suas preocupações sobre o recentes incidentes e gerar consciência social para os direitos ea segurança das mulheres na Índia.
Um avô próprio grande, de 102 anos de idade Singh withdonned sua assinatura "Basanti" turbante colorido e roupa de jogging azul profundo, foi a estrela do evento organizado por uma diária Punjabi, porta-voz Rozana . A corrida começou de escritório do jornal na Fase 1 de Mohali em meio a slogans de "Bole Então Nihal - Sáb Sri Akal", com crianças em idade escolar e outros participantes soltar balões, bem como bater dos tambores tradicionais.
A administração da polícia civil e fez arranjos adequados para o evento, enquanto os organizadores distribuiu folhetos em rota como o "Tornado de turbante" levou uma galáxia de estrelas veteranas de esportes para a Fase Mohali de 7 de mercado, onde eles foram recebidos calorosamente pelo povo. Aqueles que correu ao lado Fauja Singh, que veio do Reino Unido, incluiu o modesto 96 anos de idade "Maan Kaur e seus 74 anos de idade, filho 'Gurdev Singh, de Chandigarh. Aliás Sra. Kaur, que detém o recorde mundial de 100, bem como 200 metros de corrida na categoria 95 anos acima, foi declarado como "Atleta do Ano" para 2011 em encontro de veteranos em Sacramento, nos EUA.
Outros incluíram Subedar os 66 anos de Gurnek Singh, 62 anos maratonista Pal Singh, triplo medalhista de ouro Amrik Singh Abrahawan que é de 63 anos e os 50 anos de idade velocista e saltador Satminder Singh. Entre os participantes estava Ravinder Singh, que recentemente trouxe uma equipe de Serra Leoa na África, que participou da recente Copa do Mundo Kabaddi. Antes da corrida começou, estes veteranos que ostentou barbas brancas ou recheados, foram vistos se aquecendo.
Em sua interação, Singh Kaur Maan e disse que eles tinham decidido a participar neste evento único para expressar sua preocupação sobre o recente aumento da incidência de crimes contra as mulheres, que trouxe vergonha para a Índia no concerto mundial. Maan Kaur era da opinião de que a promoção do esporte significa "desenvolvimento mentes saudáveis ​​em corpos saudáveis".
Fauja Singh Sr. em sua mensagem apelou ao povo para racionalizar as suas necessidades. "Apesar de que todos nós precisamos de dinheiro para sobreviver, mas não é necessário ser ganancioso. Ohi SunnO jo samajh aa Javey, te ohi khao jo hajum ho Javey (Ouça que só o que você pode se relacionar e comer apenas o que pode ser digerida)" ele disse tocando seu turbante que ele já foi um fato aceito que abençoada pelos Gurus, um sikh sempre permanecem na defesa das mulheres. Embora a história foi repetida com exemplos que Sikhs defendidas mulheres de outras religiões também, ele disse: "Eu estou aflito para ouvir que minhas filhas, netas e grandes netas não são mais seguras."
O organizador do evento a Sra. Jagjit Kaur, que é diretor do porta-voz Rozana disse que a menos que eles estavam realmente habilitadas em todas as esferas da vida, as mulheres permanecem no destino final. Ela defendeu a necessidade de fluidez papel, a mudança na percepção do público e estímulo constante para trazer uma mudança social. Ela citou o seu próprio exemplo, que apesar de ter executado uma casa mídia e ser um educador, a sociedade ainda resistiu aceitar sua identidade distinta.
Seu marido, Joginder Singh Sawhney, que é o editor do jornal, disse que as legislações apenas não ajudaria a menos que eles foram apoiados a necessária mudança social. Ele disse que era perturbador que, apesar da consciência de que foi associado com o ressentimento ao incidente estupro Delhi, crimes contra as mulheres continua a aumentar. Ele disse que "Mini Maratona" visou associar não controversos ícones do público, para esta campanha lançada pela única publicação.
Curiosamente, enquanto o Dal Akali ficou longe do evento, como o senhor Sawhney foi excomungado da comunidade sikh pelo Takhat Akal, os legisladores do Congresso, incluindo Balbir Singh Sidhu de Kharar, Sadhu Singh Dharamsot de Nabha e Singh Gurkirat Kotli chegou ao local para felicitar os participantes do evento.