quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A importância do ácido fólico para mulheres que praticam corrida


A importância do ácido fólico para mulheres que praticam corrida

Publicado em 07 Jul 2010 por Renata Fraia
  0 Comentários dos leitores
Anúncios Google
Quando assistimos a maratonas, triatlo  ou outra competição em que a corrida é o foco, notamos o quanto as mulheres praticantes desses esportes, geralmente, são magras.
Sabe-se que mulheres que praticam corrida  e que sua dieta tem baixas calorias podem desenvolver irregularidades menstruais severas (comoamenorreia), com baixa produção de estrogênio e, consequentemente, maior risco de doenças cardíacas.
Um estudo publicado no Clinical Journal of Sport Medicine mostrou que a suplementação oral de ácido fólico melhora a função vascular de mulheres corredoras amenorreicas. Os cientistas afirmam que a administração de 10mg de ácido fólico melhorou a vasodilatação no grupo de mulheres amenorreicas estudadas.
Anúncios Google
O ácido fólico, que está sendo considerado uma das vitaminas do complexo B, está presente em alimentos como nozes, brotos, amêndoas, castanhas, arroz integral, figado bovino, cogumelos, tomate, ervilha, brócolis e espinafre.
Em tempo: Se você é maratonista - ou pensa em se tornar uma - antes de comprar suplementos com altas doses de vitaminas, consulte um médico (nutrólogo ou endocrinologista) ou um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário