terça-feira, 27 de novembro de 2012

O debute mais rápido da história


18/04/2011

O debute mais rápido da história

Criado no cross country
 
A maratona de Boston de hoje não viu apenas a melhor marca da história, estabelecida pelo queniano Geoffrey Mutai, que fechou em 2h03min02. No asfalto da mais antiga maratona de mundo, aconteceu hoje também a mais rápida estreia em uma maratona.
E não foi pocaporquera, não, como a gente diz lá no Rio Grande. O estreante Moses Mosop, de 25 anos, deixou no chinelo nada menos que o recorde mundial do sacrossanto etíope Hailé Gebrselassie.
Mossop, que tem sua carreira forjada nas durezas do cross country, foi talvez a  grande motivação para que o recorde fosse alcançado. Nos quilômetros finais, disputou palmo a palmo a liderança com seu compatriota, chegando mesmo a assumir a frente em alguns momentos.
Olhando pela TV, eu tive a impressão de que ele poderia até ter sido mais agressivo, mas segurou as pontas por tremer o desconhecido, aquelas centenas de metros finais que parecem uma eternidade.
Mesmo assim, manteve o fogo em cima de Mutai e bufou na nuca do rival enquanto pôde 9foto AP). Completou em 2h03min06, mais de 50 segundos abaixo do recorde mundial de Hailé.
Mosop foi prata no Mundial de 10.000 m em 2005 e no Mundial de cross country de 2007, quando correu os dois quilômetros finais sem um dos tênis. Foi campeão da meia de Stramilano no ano passado, com 59min20.
Quarto de nove filhos de uma família de agricultores que vive em Kamasia, é casado com Florence Kiplagat, que também debutou em Boston hoje e não conseguiu completar a prova. O casal tem um filho.
Escrito por Rodolfo Lucena às 17h01

Nenhum comentário:

Postar um comentário