domingo, 11 de novembro de 2012

NAOKO TAKAHASHI


Naoko Takahashi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Naoko Takahashi
campeã olímpica
Atletismo
Modalidademaratona
Nascimento6 de maio de 1972 (40 anos)
NacionalidadeJapão japonesa
Medalhas
Jogos Olímpicos
OuroSydney 2000Maratona
Naoko Takahashi (Gifu, 6 de maio de 1972) é uma atleta japonesa, campeã damaratona nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000.
Corredora de longas distâncias num um país apaixonado pelo atletismo e em particular pela maratona, pelo caráter mítico e de grande esforço, resistência e dedicação pessoal necessários para o sucesso na prova, temas caros à cultura nipônica, Naoko se tornou a grande celebridade esportiva do Japão em 2000 ao vencer a maratona olímpica em Sydney, a primeira medalha de ouro japonesa na história da única prova atlética do mundo que se origina numa lenda. Nos Jogos ela derrotou mais de 60 adversárias de todos os continentes para ganhar a prova num novo recorde olímpico – mantido até hoje – de 2h23m14s.
De volta ao Japão, a idolatria a Naoko,[1] conhecida como Naokomania, foi canalizada para jogos de videogames com sua figura e histórias em quadrinhoscontando sua vida e sua conquista.
Um ano depois, em setembro de 2001, essa popularidade aumentaria ainda mais quando ela quebrou o recorde mundial feminino da prova na Maratona de Berlim, e se tornou a primeira mulher a correr a distância em menos de 2h20m, uma barreira de quase trinta anos, ao cruzar a linha de chegada em 2h19m46s, marca que entretanto durou apenas uma semana, sendo quebrada pela queniana Catherine Ndereba em Chicago no domingo seguinte.
Os anos seguintes trouxeram a Takahashi contusões de todos os tipos, devido ao preço pago pelos longos e constantes treinamentos necessários para a disputa da mais longa prova do atletismo e ela não pôde participar da qualificação para osJogos de Atenas 2004, onde a maratona feminina foi novamente vencida por uma japonesa, Mizuki Noguchi.
Desde então Naoko vinha tentando recuperar a antiga forma e disputou três maratonas, vencendo a maratona feminina de Tóquio em 2005. Em outubro de 2008, porém, depois de vários anos de contusões e uma operação no joelho, ela anunciou sua retirada das competições.[2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário