quarta-feira, 25 de julho de 2012

ABEBE BIKILA

Nasceu em 7 de Agosto de 1932 na Etiopia Adis Abeba,e morreu em 23 de outubro de 1973.
 Filho de um pastor de ovelhas no interior da Etiopia,e capitao da guarda real do imperador Haile Selassie.Foi o primeiro e o unico homem no mundo ate agora a vencer duas maratonas olimpicas,e e considerado por muitos como o maior maratonista de todos os tempos.Em 2012 foi imortalizado no hall da fama do atletismo criado neste ano pela IAAF.
Abebe Bikila nasceu no mesmo dia da abertura dos jogos olimpicos de Los Angeles na pequena vila de jato,e la no exercito ele chamou a atençao do tecnico,Onni Niskanen , um Sueco nascido na Finlandia,contratado pelo governo para descobrir atletas.
JOGOS DE ROMA;
Em 1960 ele subiu no aviao no ultimo momento,no lugar de um outro atleta que havia quebrado o tornoze lo,e a i o tec resolveu o escrever Abebe tambem na maratona.A adidas patrocinadora dos jogos havia disposto apenas alguns pares e Abebe Bikila experimentou alguns e nao gostou e resolveu que iria corre os 42 km descalsos seu tecnico o advertiu sobre os corredores mais fortes que ia enfrentar,.
A prova contou com 69 competidores e foi disputada a noite,com os guardas italianos segurando as tochas no caminho,ele teve um plano curioso.Ao fazer o reconhecimento do trajeto uns dias antes,ele observou o OBELISCO DE OXUM que tinha sido retirado da Etiopia pelos italianos, o obelisco estava a 1,5 km da linha de chegada bem na parte em que o maratonista deveria ter dado a arrancada final.
  Durante a corrida ele passou por diversos corredores procurando pelo n 26 que nao existita,na metade da prova ele e o n 185 corriam juntos, e bikila continuou forçando o ritimo atras do n 26,ate que la no final no arco constantino bikila disparou e cruzou a linha descalsos com 2hs e 15 min um recorde mundial o primeiro negro a ganhar uma maratona olimpica.
Na sua volta a etiopia foi condecorado pelo imperador,e recebido como heroi e continuou a correr maratonas.
JOGOS DE TOQUIO;
Na maratona de toquio ele usou a mesma estrategia de 1960 correu descalsos, aos poucos Abebe foi forçando o ritimo,Ate que so dois o acompahavam um deles era o atual recordista dos 10 mil metros, Bikila entrou no estadio sobre euforia da multidao,e estabeleceu um novo recorde mundial 2hs e 12 min  sendo o unico atleta da historia a vencer duas vezes seguidos uma maratona olimpica.Para surpresa da multidao Bikila começou a fazer exercicios e alongamentos sem aparentar cansaço .Na hora do hino a banda japonesa tocou o hino do Japao pois nao sabiam o da Etiopia.
Bikila  ganhou um fusca e foi promovido de novo pelo imperador e heroi nacional de novo.
Bikila correu nas olimpiadas do Mexico mas devido a uma contusao abandonou a prova. Em 1969 teve um acidente com seu fusca e Bikila foi operado em Londres onde saiu numa cadeira de rodas,Abebe Bikila morreu aos 41 anos vitima de hemorragia cerebral devido ao acidente com seu carro antes, uma multidao acompanhou o cortejo de seu heroi o imperdor ordenou 1 dia de luto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário