terça-feira, 24 de julho de 2012

A HISTORIA DA MARATONA

E a ultima prova de uma olimpiada e desde 1908 a distancia e de 42km e 195 mts, e uma prova cansativa e desgastante .
A Maratona Lendaria;
Em 490 ac soldados de Atenas,partiram para a planicie de Maratona para combater os persas,na primeira guerra medica, suas mulheres ficaram ansiosas pois os inimigos juraram que entrariam em Atenas e violariam suas mulheres e matariam seus filhos.Ao saberem disso os gregos atenienses deram ordem as mulheres que se nao recebessem noticias eram pra matar seus filhos,e em seguida se matarem.Os Atenienses ganharam a batalha mas so que ela levou muito tempo,entao o gen Miliciades ordenou seu melhor corredor FILIPIDES que corre se ate Atenas que fica 42 km de distancia para dar a noticia da vitoria.Filipidis correu esta distancia o mais rapido q pode  quando chegou em Atenas anunciou a vitoria e caiu morto.
 No entanto Herodoto conta que Filipides correu muito mais do que isso ele antes fora enviada a batalha de Esparta e teve correr 240 km percorrendo outras cidades,ate hoje se discute o motivo que levou Feidipides a morte.
Seje como for 2400 anos mais tarde nos jogos olimpicos de 1896 Filipides foi homenageado com a criaçao desta prova cuja a  distancia era de 40 km e em 1908 acrescentaram mais 2km e 195 metros.
O primeiro campeao da maratona foi o grego Spiridon louis, na ediçao de 1912 em Estocolmo  Francisco Lazaro morreu durante a prova.Em 1948 em Londres a distancia rela da maratona foi estabelecida para que a familai rela pude se ver a prova aumentaram em 2 km e 195 metros assim ela passava na frente do palacio real.
  A mais antiga maratona do mundo e a de Boston disputada desde 1897 no dia do patriota, as maiores maratonas do mundo constituem world Marathon Majors ou WMM ,estabelecendo premios de um milhao de dolares para masc e fem.
Atualmente o recorde mundial da maratona pertence a um queniano Patrik Makau com o tempo de 2hs 3min e 38 seg em berlim 2011.Ronaldo da costa tambem ja bateu um dia esse recorde . A primeira prova feminina da maratona aconteceu em 1982 ganha pela portuguesa Rosa mota. A primeira maratona olimpica foi em 1984 na maratona de los Angeles,uma pratica anual dessa maratonas e os corredores conhecido com,o coelhos que correm forte e depois saem fora alguns coelhos ja ganharam uma maratona a funçao e puxar a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário