terça-feira, 24 de julho de 2012

A HISTORIA DA CORRIDA DE SAO SILVESTRE

E a mais famosa corrida de rua do Brasil e se realiza em 31 de  Dezembro o ultimo dia do mes e do ano que e o dia de Sao Silvestre.A corrida possui um percurso de 15 km com todas as dificuldades do verao do pais.
O jornalista Casper libero e o idealizador do evento,um milionario que fez fortuna no sec xx, na quarta ediçao do evento Libero fundou a Gazeta Esportiva que e ate hoje a organizadora oficial do evento com todos os direitos. A primeira ediçao foi realizada em 31 de dez de 1925.A corrida de Sao silvestre nunca deixou  se de realizar mesmo durante a segunda grande guerra. Originalmente era restrita aos homens e de dentro de sao paulo e somente em 1941 a corrida foi vencida por alguem de fora de Sao Paulo o corredor,Jose dos Santos de Mg e nessa epoca a participaçao de estrangeiros era proibida,.
  A regra naquele tempo bania corredores de fora do pais a correrem nesta corrida mas os residentes na capital paulista podiam sim e em 1947 o vencedor foi um italiano Heitor Blasi.Em 1945 foi aberta a participaçao de corredores convidados da america do sul.O sucesso foi tao grande que em 1947 foi aberta a todos os estrangeiros a partir desta data por 34 anos nenhum brasileiro venceu a prova so em 1980 com Jose Joao da Silva de Pernambuco ganhou a prova terminando o longo jejum do pais nesta prova,feito que ele repetiria em 1985.
A corrida foi restrita as mulheres ate em 1975 ano em que foi declarado o ano internacional das mulheres e os organizadores resolveram organizar a primeira prova feminina  com párticipaçao intrenacional dfestaque para a portuguesa Rosa Mota 6 vezes vencedora a primeira brasileira vencedora foi Carmen de oliveira em 1995.Jurilda Sabino correu ela descalços e ja foi vice campea.
Ate 1998 esta corrida era realizada a noite as 23 e 30 min e os corredores passavam o ano novo correndo,os homens e mulheres corriam juntos . Mas cumprindo determinaçao da federaçao de Atletismo houve modificaçoes nos horarios e passou para a tarde e homens e mulheres correm ate hoje em horarios diferentes.O percurso sofreu alteraçoes aumentando em 3 km e esta assim ate hoje.
Em 1925 na primeira ediçao eram 60 corredores e hoje ja sao15 mil devido ao sucesso do evento,em 1945 um dos maiores da historia venceu esta corrida Emil Zatopek, Pual tergat e o mais famoso dos africanos e outros brasileiros venceram como Farnk Caldeira, Ronaldo da Costa etc....

Nenhum comentário:

Postar um comentário