No próximo domingo, dia 17 de junho, será realizada a 18ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, a melhor e maior prova do gênero do calendário nacional. A prova, com expectativa de reunir cerca de 20 mil competidores, terá, mais uma vez, o duelo entre brasileiros e estrangeiros na briga pelo primeiro lugar do pódio após os 42,1 km por ruas e avenidas da capital paulista. Para manter a hegemonia no masculino, que venceu as três últimas edições, e o título no feminino no ano passado, a “Legião Estrangeira” vem forte para este ano.
A largada será às 7h40, na Avenida Jornalista Roberto Marinho, com chegada no Ibirapuera, e o evento ainda terá provas de 25 e 10 quilômetros, além de uma caminhada de 3 km. A entrega do kit, junto com a cortesia da entrega do chip, será somente nos dias 14 e 15 de junho, das 12h às 20h, e no dia 16 de junho, das 8h às 16h, no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera (Mauro Pinheiro) – Rua Abílio Soares, 1300.
O grupo de africanos deste ano é muito forte, com vários atletas com vitórias importantes no cenário internacional. Além disso, a maioria mora e compete no Brasil, o que torna a situação ainda mais dura. No masculino, que tem 10 vitórias de estrangeiros e sete de brasileiros, os destaques são os quenianos David Kemboi, atual campeão da prova e que venceu a Maratona de Daegu em 2012; Katui Kipkemoi, vencedor da Maratona de Lens Lille, em 2010; Evans Kiprop, vencedor da Maratona de Chicago em 2008; e Mark Korir, vencedor da Meia Maratona do Rio de Janeiro em 2011 e ganhador dos 10K Brasil Montevérgine Caixa deste ano.
Quenianos na edição passada da MSP - Foto: Fábio Ura MBraga
Pela Etiópia estarão Melka Robi, sétimo colocado na Maratona de Eindhoven/Holanda (2011); Tiruneh Tesfa, terceiro na Meia Maratona de Arezzo/Itália (2009); e Wegayehu Tefera, terceiro na Maratona de Seul Joong Ang 2010.