terça-feira, 18 de junho de 2013

Meia Maratona das Cataratas


SEGUNDA-FEIRA, 27 DE MAIO DE 2013

Meia Maratona das Cataratas




MEIA MARATONA DAS CATARATAS
Domingo 26 de maio, eu e mais de dois mil e setecentos corredores, tivemos o privilégio de participar da meia maratona das cataratas, uma prova com percurso inteiro dentro do parque nacional do Iguaçu, um lugar de rara beleza e pura natureza, ali a gente sente que o pulmão trabalha fácil e quanto mais oxigênio mais força para os músculos e o resultado é um só, você corre mais, fadiga menos e ainda sobra energia para curtir a beleza de uma das sete maravilhas da natureza.

O clima de Foz amanheceu espetacular, acredito que ninguém deve ter reclamado do clima, dentro do parque a umidade é sempre alta e isto pode prejudicar, mas como a temperatura estava baixa o corpo refrigerava fácil, e o frio também não estava exagerado com no ano passado, realmente estava perfeito para correr e vários corredores tiveram melhoras em seus tempos.

A PROVA:

Na parte profissional, show de grandes corredores presentes na meia das cataratas, nomes como os renomados Frank Caldeira, Solonei Silva, Giovane do Santos, os irmãos de Paula e a atleta do cruzeiro Roselaine Silva, e claro um montão de Africanos que dominaram os pódios da prova.

No masculino vitória de Mark Korir, quebrando o recorde da prova, em 1h01min21s. O segundo colocado foi o também queniano Edwin Kipsang Rotich com o tempo de 1h01min27s. O brasileiro Giovani dos Santos, da equipe Pé de Vento, ficou na terceira posição, com o tempo de 1h01min40seg, Frank Caldeira fechou o pódio na quinta colocação.


PÓDIO MASCULINO NA MEIA MARATONA DAS CATARATAS


No feminino, hegemonia Africana, Nancy Jepkosgei Kipron foi a vencedora. Ela cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h11min40s. Na segunda posição chegou Sara Ramadhani Makera com o tempo de 1h12min08s e Leah Jerotich em terceiro, com o tempo de 1h13min09s. A melhor brasileira a cruzar a linha de chegada foi Roselaine de Souza Silva.


PÓDIO FEMININO NA MEIA MARATONA DAS CATARATAS


Já no lado amador, posso afirmar que foi muito bom correr esta meia maratona, muito bem organizada e uma prova linda. No início um pouco apreensivo temendo a umidade do local e ao grande número de atletas que dificultou até o aquecimento.

A largada foi as 9:00 horas em meia pista dentro do parque, mas logo no início já deu pra sentir que estava fácil para correr e tinha até que segurar um pouco o ímpeto para não errar o ritmo e estragar a prova, assim fomos no sobe e desce característico do local e até o km 9,5 tudo vai bem, quanto então encontramos a primeira grande subida que chega a queimar a panturrilha e quem não está bem preparado já sente a dificuldade, vencido esta etapa voltamos ao sobe e desce do percurso e praticamente ao ritmo inicial da prova, grande alívio após o km 16 que é até o km 20 é praticamente descendo, onde novamente a gente se depara com outra grande subida, talvez a mais temida por ser no final da prova, mas aí é só abrir os braços e comemorar que vencemos mais um grande desafio.

Aproveito para parabenizar a todos os atletas que participaram da meia maratona das cataratas e também aos organizadores da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário