quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fernando Mamede







Fernando Mamede

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fernando Mamede
Athletics pictogram.svg Atletismo Athletics pictogram.svg
Nome completoFernando Eugénio Pacheco Mamede
ModalidadeMeio Fundo
Nascimento11 de Novembro de1951 (61 anos)
BejaPortugal
NacionalidadePortugal portuguesa
CompleiçãoPeso: 58 kg; Altura: 1,74 m
ClubeSporting CP
Período em atividade(1968 - 1989)
Medalhas
Campeonatos Mundiais de Corta-Mato
BronzeMadrid 1981corrida longa
Fernando Eugénio Pacheco Mamede Com M (Beja1 de Novembro de 1951), mais conhecido por Fernando Mamede, é um antigo atleta português, que participou nosJogos Olímpicos de 19721976 e 1984, nas provas dos 800150010000 metros e estafetas 4x400 m.1 Atleta do Sporting Clube de Portugal durante toda a sua carreira, bateu recordes internacionais de atletismo. Foi um dos fundistas portugueses com maior relevo, e deteve o recorde mundial dos 10000 metros entre 1984 e 1989. Apesar do seu reconhecido talento natural, nunca conseguiu ultrapassar as barreiras psicológicas inerentes ao desporto de alta competição, conseguindo apenas medalhar por uma ocasião, em grandes competições internacionais.2

Índice

  [esconder

Carreira [editar]

Fernando Mamede começou a sua carreira desportiva no futebol, tendo o sonho de um dia representar a equipa do seu coração, oSporting Clube de Portugal. A passagem para o atletismo dá-se no dia em que participa no Campeonato Distrital de Corta-Mato, realizado em Beja. O jovem Mamede vence a prova, e de forma convincente, suficiente para ganhar o gosto pela modalidade, que não mais largaria. Primeiro no desporto escolar e depois ao serviço do Sporting, que o convida para o clube, logo a seguir a uma vitória sua nos 1000 metros, à frente de vários atletas federados. O jovem de Beja nem hesita e assina de imediato pela sua equipa de sempre. Apesar de representar oficialmente os Leões, continuou a residir na sua terra natal, até perfazer 18 anos de idade.
Em 1969 dá-se a mudança definitiva para a capital e o inicio de uma carreira notável.3 Foi anda como atleta júnior, que Fernando Mamede bateu o primeiro de muitos recordes nacionais absolutos. No ano de 1970, bateu o recorde nacional dos 800 metros por mais de um segundo de diferença, na cidade de Bruxelas. Estava dado o mote para uma carreira cheia de registos notáveis, às quais apenas faltariam as medalhas em grandes competições internacionais, ao serviço de Portugal. A juntar ao recorde, o atleta sagrou-se campeão nacional de pista e de corta-mato e participou no Campeonato do Mundo de juniores, em Paris. Antes da sua estreia nasOlimpíadas bisou na conquista dos seus títulos nacionais e conseguiu inúmeras vitórias em estafetas, sempre ao serviço do seu clube. O seu máximo nacional seria revalidado em 1971 por mais duas vezes, em Barcelona e Helsínquia.

Participação Olímpica [editar]

A primeira participação do atleta alentejano em Jogos Olímpicos acontece em 1972, numa edição marcada pelos terríveis acontecimentos do massacre de Munique. Mamede participa em três provas, 800 metros1500 metros e estafeta de 4x400 metros, recaindo sobre si muita esperança por parte do atletismo nacional. Mas surpreendentemente, em todas elas tem o mesmo destino, a precoce eliminação na fase das qualificações.4 Sobrou apenas a pequena consolação de ter atingido o recorde de Portugal na categoria de estafetas, com o tempo de 3:10.00. Fernando Mamede deu um contributo decisivo, pois realizou o último percurso.5 Dois anos depois da frustrante participação olímpica, estreia-se nos campeonatos da Europa, nas disciplinas de 800 metros e 1500 metros, com eliminações nas meias finais e qualificações, respectivamente. O atleta continuava a não corresponder nas grandes competições internacionais, acusando em demasia a pressão do momento. A nível nacional, vencia tudo o que havia para vencer, somando títulos atrás de títulos, ao serviço do Sporting.
Aos 25 anos de idade, participa pela segunda vez nos Jogos, desta feita em Montreal. Na estreia dos 800 metros acaba mais uma vez eliminado à primeira. Na prova dos 1500 metros tudo começa dentro do previsto, com a qualificação fácil para as meias finais. Infelizmente para as cores nacionais, Mamede fez uma prova muito aquém das expectativas na sua semi final, fazendo o pior tempo da sua série, e o segundo pior tempo no conjunto das duas provas, com 3:42.59, muito longe da sua melhor marca, que lhe daria tranquilamente um lugar na final olímpica.6 Portugal conquistaria a sua primeira medalha olímpica da história, com a prata de Carlos Lopes nos 10000 metros. Fernando Mamede começava a cimentar a sua fama de atleta de eleição, que nos grandes momentos cedia inevitavelmente à pressão do momento.

Vitórias internacionais [editar]

No antecâmara dos Europeus de Praga, 1978, Fernando Mamede ajudou o seu clube a conquistar a 1ª Taça dos Campeões Europeus de corta-mato. Na capital checa, voltou a fraquejar, não passando do 15º Lugar, dos 5000 metros, prova para a qual tinha naturais esperanças de medalhar, pois havia estabelecido uma das melhores marcas do ano, no meeting de Estocolmo, com o tempo de 13.17,78.7 Os anos que se seguiram a esta desilusão, foram os melhores da sua carreira. Foi considerado o atleta do ano de 1979, pelo Clube Nacional da Imprensa Desportiva, revalidou o titulo de campeão da Europa por equipas, em corta-mato e sagrou-se campeão europeu ao serviço do Sporting, na prova dos 10000 metros. No ano seguinte, e nesta mesma distância, dois grandes registos: torna-se no recordista da Europa, no Estádio José de Alvalade e bate a marca mundial do ano, com o fantástico tempo de 27 minutos e 37,88 segundos.3 Quando conquista a medalha de bronze nos mundiais de cross, em Madrid 1981, já era considerado um dos melhores corredores do mundo.
No ano de 1982, com 31 anos de idade, sagra-se vencedor do meeting de Paris, em 10000 metros, a sua prova de eleição. Triunfa nomeeting de Zurique, em 5000 metros, no ano seguinte e na S. Silvestre em Hoilles, realizada França. Era por esta altura um valor seguro no atletismo português, faltando-lhe apenas a confirmação em provas de nomeada.

Recorde do Mundo e fracasso Olímpico [editar]

A desilusão que foi a participação nos primeiros campeonatos do Mundo de atletismo, realizados em Helsínquia, seria um sinal de que os problemas de índole psicológica, que o atacavam nos grandes momentos, ainda estavam bem presentes. Um atleta fortíssimo em meetings, empolgante na sua forma própria de correr, que infelizmente não confirmava todo o seu potencial nos grandes certames. Ficou em 10º Lugar nos Mundiais, muito longe do lugar no pódio pretendido.
No entanto, em 1984 torna-se no recordista mundial dos 10000 metros, numa corrida em que bateu o seu colega português e doSportingCarlos Lopes. Na capital sueca, Estocolmo, os dois acabaram a dar a volta à pista de mãos dadas, sinal de uma rivalidade sadia.7 À partida para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, nem um mês depois do seu recorde do mundo, a pressão nos ombros de Fernando Mamede era enorme. Ele era já o grande favorito ao ouro olímpico e a participação na prova de qualificação acentuou ainda mais o fosso para os seus concorrentes directos. Mamede ganhou tranquilamente a sua prova, com o tempo de 28:21.87. A final, colocou os portugueses junto ao pequeno ecrã, madrugada dentro, na expectativa de vibrarem com um título olímpico português. A meio da corrida, o corredor alentejano, recordista mundial da distância, cedeu à pressão e desistiu, frustrando aquela que foi a sua grande chance de conquistar uma medalha em grandes competições, durante toda a sua carreira.7 8
Fernando Mamede continuou a vencer os vários meetings e campeonatos nacionais disputados, até ao final da sua carreira. O seu recorde mundial de 10000 metros só caiu em 1989, para o mexicano Arturo Barrios, numa prova disputada em Berlim. Foi o maior feito da carreira do corredor de Beja, que durou 21 anos. Para a história ficaram as suas impressionantes marcas, mas também a fragilidade psicológica, dum atleta, que tinha potencial para outros patamares, mas que lhe faltou outro tipo de acompanhamento e preparação mental para os momentos decisivos.

Palmarés [editar]

Jogos Olímpicos [editar]

Campeonatos do Mundo [editar]

Campeonatos da Europa [editar]

Feitos Desportivos [editar]

  • Bronze medal blank.svg Campeonato Mundial de Corta-Mato, Madrid 1981 - (Medalha de Bronze)
  • 27 recordes nacionais
  • 1 recorde mundial (10000 metros)
  • 3 recordes europeus
  • 20 títulos nacionais

Recordes pessoais [editar]

Referências

  1.  Perfil no Sports Reference. Sports-reference.com.
  2.  Infopédia. Fernando Mamede (em Português). Infopédia. Página visitada em 21 de Agosto de 2012.
  3. ↑ a b Centenário Sporting.com (2007). GRANDES ENTREVISTAS UNIVERSO SPORTING - FERNANDO MAMEDE (em Português). Centenário Sporting.com. Página visitada em 20 de Agosto de 2012.
  4.  Federação Portuguesa de Atletismo (2012). 1972 Munique (em Português)Federação Portuguesa de Atletismo. Página visitada em20 de Agosto de 2012.
  5.  Infopédia. Fernando Mamede (em Português). Infopédia. Página visitada em 21 de Agosto de 2012.
  6.  Perfil no Sports Reference. Sports-reference.com.
  7. ↑ a b c Record (jornal desportivo) (03 de Janeiro de 2003). Fernando Mamede: O eterno incompreendido (em Português)Record (jornal desportivo). Página visitada em 22 de Agosto de 2012.
  8.  Centenário Sporting.com (2007). Fernando Mamede (em Português). Centenário Sporting.com. Página visitada em 22 de Agosto de2012.

Ligações externas [editar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário