segunda-feira, 4 de março de 2013

250 KM NAS AREIAS


Marathon des Sables - Montagem sobre fotos AFP
Marathon des Sables - Montagem sobre fotos AFP
Bristol (EUA) – É a Marathon des Sables, corrida em seis dias no deserto do Saara. Alguém se habilita? A inscrição custa mais de quatro mil dólares, o que se justifica pelas enormes despesas, entra as quais se inclui uma equipe de médicos e para-médicos com mais de 50 pessoas num total de mais de quatrocentas que trabalham na prova, um caminhão especial para acompanhar os competidores e incinerar o lixo, carros de apoio, uma infinidade de postos d’água, etc.
Mesmo que vocês mesmo assim queiram entrar, uma má notícia: as inscrições já estão encerradas. A prova começa neste domingo, com 878 competidores que, além de tudo, precisam carregar sua própria comida e pertences. Apenas a água é fornecida pelos organizadores. E haja água para matar a sede, pois a temperatura chega a 50 centígrados à sombra, só que não há sombra.
Gente já morreu nesta prova. Um italiano, Mario Prosperi, perdeu-se no deserto, passou nove dias vagando pelas areias e perdeu 13 quilos. Este porém não é o método que mais recomendo para uma redução de peso.
A prova é realizado ao sul de Marrocos e os marroquinos são sempre favoritos. A Marathon des Sables começou em 1986 e de 1997 para cá os marroquinos tem sido sempre vencedores, sendo que Lahcen Ahansal ganhou nove vezes e seu irmão Mohamad quatro. O outro vencedor, no ano passado, foi Rachid el Morabity, treinado pelos irmãos Ahansal.
Se não bastassem as outras dificuldades, há muitas dunas íngremes a serem vencidas. Dizem que o segredo para chegar ao topo é correr em zigue-zague.


Nenhum comentário:

Postar um comentário